VERº WELLINGTON SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA NÚCLEO NA ZONA RURAL DO NOSSO MUNICÍPIO

Verº Wellington Araújo - MDB

O requerimento de número 146/2021, de autoria do Nobre Vereador Wellington Araújo do MDB, é aprovado por unanimidade dos votos e encaminhado para providência. Nele o vereador solicita que o Chefe do Executivo Municipal, possa realizar a implantação de uma ESCOLA NUCLEO, na Zona Rural do nosso município.

O Vereador Wellington Araújo justificou dizendo que; “O princípio da educação do campo é a inclusão e o reconhecimento dos sujeitos do campo como cidadãos do processo educacional e de sua própria identidade. A educação do campo é destinada às pessoas que vivem e trabalham no campo. Assim, os aspectos pedagógicos e metodológicos devem considerar o perfil destas pessoas".

O reconhecimento da diversidade sociocultural na educação brasileira, é uma das exigências do art. 28, da Lei nº. 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes de Base), esse artigo, possibilitou a construção das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (BRASIL, 2002), o documento é considerado um marco do direito à educação nos territórios rurais.

O vereador ressalta que a educação do campo é uma proposta abrangente que visa à formação do homem do campo e também a valorização no que diz respeito ao espaço, tempo e modelo de currículo, que mobilize as atividades campesinas abrangentes a toda a família, bem como as estratégias para o desenvolvimento sustentável. O baixo número de estudantes na zona rural é resultado da falta de políticas públicas voltadas para a permanência daqueles que vivem no campo. Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.

A Educação do Campo é uma política pública que expressa e promove uma política nacional oriunda de uma dívida histórica social, a qual oferta uma educação que atinja a totalidade da população, e tende a estimular e diminuir o êxodo rural, com a construção de relações baseadas no respeito buscando valorizar o grande montante de brasileiros que residem e trabalham na zona rural.